GESTÃO DO CONHECIMENTO TÁCITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Pesquisas Conveniadas

image
Pesquisas conveniadas tratam-se de projetos de pesquisa, de interesse de instituições públicas e privadas e dos professores -pesquisadores,  que são acordados por meio de convênio entre a UFMG e as instituições interessadas. Tais projetos podem tratar de levantamento de dados e diagnósticos, resolução de problemas empíricos a partir de demandas e do desenvolvimento de metodologias customizadas. Geralmente feitos por meio de projetos de pesquisa-ação, que envolvem todas as etapas, desde o diagnóstico até o desenvolvimento de metodologias, implantação e aferição de resultados, tais pesquisas prevêem a participação de membros da instituição solicitante com o objetivo de formação de pessoal qualificado, que ficará na instituição. 

Projetos em Andamento

Gestão do Conhecimento Tácito - Capitalização da Experiência e Otimização de Resultados em Projetos Industriais
  • Período: 10/2011 a 09/2015
  • Financiamento: Fapemig/Vale (Edital público)
  • Valor: R$ 1.447.553,00
  • Duração: 4 anos
  • Participantes: Rodrigo Ribeiro e Francisco Lima

image

Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral desenvolver uma lógica para gerir o conhecimento tácito em uma planta industrial, de modo a capitalizar a experiência dos experts e otimizar os processos produtivos, de segurança, treinamento e planejamento de novos projetos industriais. Apóia-se em um quadro teórico inovador e propõe desenvolver metodologias a partir de análises longitudinais de diferentes aspectos que afetam a transferência de conhecimento em uma planta industrial em início de operação.

Resultados Acadêmicos
Pesquisa em fase inicial. Resultados ainda por vir.

Projeto Concluídos

Desenvolvimento, Transferência e Fixação de Conhecimento Tácito nas Etapas de Pré-operação, Comissionamento e Ramp-up em uma Planta Industrial
  • Período: 10/2008 a 09/2011
  • Financiamento: Iniciativa Privada
  • Duração: 3 anos
  • Participante: Rodrigo Ribeiro

image

Resumo
Esta pesquisa-ação teve como objetivo a análise e melhoria das atividades do Grupo Pré-operacional em um projeto greenfield situado em área remota do Brasil, no que tange ao desenvolvimento, transferência e fixação do conhecimento tácito nas etapas de pré-operação, comissionamento e ramp-up da planta industrial.

Resultados Acadêmicos
Dois artigos que descrevem os resultados dessa pesquisa já foram publicados - Vide artigos "Tacit Knowledge Management" e "Levels of Immersion, Tacit knowledge and Expertise" na aba de "Publicações".

Sugere-se às(aos) interessadas(os) que iniciem a leitura pelo primeiro artigo, que descreve a pesquisa de uma maneira mais detalhada. Uma réplica aos dois artigos foi escrita pelo Prof. Harry Collins (Cardiff University) e uma tréplica está sendo elaborada em resposta. Na medida em que ficarem disponíveis, as referências desses artigos serão disponibilizadas na aba de "Publicações".
Knowledge Transfer
  • Período: 09/2003 a 09/2007
  • Financiamento: CAPES
  • Valor: £ 95,000.00
  • Duração: 4 anos
  • Participante: Rodrigo Ribeiro - Orientadores: Harry Collins/Rob Evans - Cardiff University

Resumo
Esta pesquisa de doutoramento analisou, sob a ótica da Sociologia do Conhecimento Científico e Tecnológico, os aspectos técnicos, sociais, linguísticos e culturais que perpassam transferências internacionais de tecnologia. Com ênfase na transferência de conhecimento tácito, foi nesse período que o modelo teórico que vem sendo utilizado foi elaborado e referendado, empírica e academicamente.

Resultados Acadêmicos
Três artigos já foram publicados com base nesse trabalho (vide item "Bibliografia", ano de 2007) e um livro encontra-se em fase de elaboração.
Technology Transfer and Technological Development: the case of Usiminas and Nippon Steel Corporation
  • Período: 07/2001 a 12/2003
  • Financiamento: Próprio e Iniciativa Privada
  • Duração: 2 anos e 6 meses
  • Participante: Rodrigo Ribeiro

image

Resumo
Esta pesquisa consistiu em uma análise histórica de um período de cinquenta e oito anos (1956-2004) do caso mais longo de transferência internacional de tecnologia que se tem conhecimento na indústria: o acordo entre a Usiminas e empresas japonesas de siderurgia e de fabricação de equipamentos. O objetivo da pesquisa foi o de analisar a lógica por detrás da interrelação entre transferência de tecnologia e desenvolvimento tecnológico da organização receptora da tecnologia. (Foto: inauguração da Usiminas).

Resultados Acadêmicos
Ribeiro, R. (2003) Technology Transfer and Technological Development: The Case of Usiminas and Nippon Steel Corporation. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia de Produção/UFMG (Relatório de Pesquisa Interno).
Equipment Control and Maintenance Outsourcing in Japan: the case of a Major Steel Company
  • Período: 08/1998 a 07/2001
  • Financiamento: Iniciativa Privada
  • Duração: 3 anos
  • Participante: Rodrigo Ribeiro

image

Resumo
Esta pesquisa foi realizada na maior empresa siderúrgica do Japão, em 1999, tendo sido feito um estudo preliminar e preparatório em empresa siderúrgica brasileira em 1998. O objetivo do estudo foi o de analisar as práticas de “gestão de equipamento” e "terceirização da manutenção" na usina com maior nível de terceirização entre as dez usinas da empresa , de maneira a identificar os principais elementos – históricos, organizacionais, técnicos, econômicos, culturais e sociais – que embasavam sua experiência e lógica de trabalho bem-sucedidas.

Resultados Acadêmicos
Ribeiro, R. (2001) Equipment Control and Maintenance Outsourcing in Japan: The Case of a Major Steel Company. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia de Produção/UFMG (Relatório de Pesquisa Interno). 
O Formal e o Real: um estudo sobre a Qualidade na Construção Civil
  • Período: 03/1995 a 03/1998
  • Financiamento: Iniciativa Privada
  • Duração: 3 anos
  • Participante: Rodrigo Ribeiro - Orientador: Francisco Lima - UFMG

image

Resumo
Esta pesquisa teve como foco a análise dos problemas enfrentados pelas pessoas para se “trabalhar bem, com qualidade” na construção de um resort  de US$120 milhões no estado do Rio de Janeiro. Partindo de uma premissa inicial (errada) de que a causa dos problemas poderia ser a falta de um “programa de qualidade total”, verificou-se que sua origem principal foi a decisão de um empresa de contrução pesada de entrar na construção civil sem a noção das particularidades do setor e da necessidade um “saber-fazer” específico.

Resultados Acadêmicos
Uma dissertação de mestrado e um artigo foram produzidos a partir dessa pesquisa (vide item “Bibliografia”, especialmente artigo “Segmentação de mercado e o saber-fazer ”).